Estudo de caso: Stresse familiar e financeiro

LOCAL: Bélgica

PROBLEMA: Stresse profissional e pressão de ser a única fonte de rendimento da família

SOLUÇÃO: PAT global

Uma trabalhadora da Bélgica ligou recentemente para o nosso serviço do PAT global num momento difícil após o seu marido ter perdido o emprego sem aviso prévio. Disse ao psicólogo que sentia uma enorme pressão por ser a única fonte de rendimento da família, composta pelo marido e por um filho que se estava a candidatar à universidade. Além disso, estava preocupada com o marido, que parecia em baixo depois de a empresa de construção ter falido inesperadamente após uma série de falhas e erros financeiros.

Informou o psicólogo de que se sentia compelida a trabalhar mais horas e a fazer mais no trabalho, embora isso não fosse alterar o valor do salário. Sentia que tinha de o fazer para proteger o seu emprego, mas que a pressão acrescida que sentia estava a afetar o seu bem-estar e a sua família. Depois de ouvir a cliente durante alguns minutos, o nosso psicólogo percebeu que esta estava dominada pela ansiedade. Estava com dificuldade em lidar com as emoções devido às recentes mudanças financeiras, por nunca ter deparado com uma situação semelhante. O nosso psicólogo começou a explorar estratégias de autoajuda para a acalmar, reconhecer os seus sentimentos e lidar com eles de forma positiva.

Depois de falar com o psicólogo, a cliente afirmou sentir-se claramente melhor e reconheceu o valor da oportunidade de aceder a apoio por telefone. O psicólogo reconheceu que seria possível alcançar um nível significativo de progresso pelo telefone e a cliente concordou que o apoio psicológico estruturado e a curto prazo por telefone parecia uma boa solução. Após cinco sessões com o psicólogo, afirmou sentir níveis significativamente reduzidos de ansiedade e receio e estava a utilizar ativamente as estratégias de autoajuda para superar a ansiedade e ser a mãe e a trabalhadora bem-sucedida que tinha de ser.

Saiba mais sobre os nossos produtos de apoio para o bem-estar emocional 

Nota: os serviços disponíveis podem variar em função do mercado. Contacte-nos para mais informações.

A história acima baseia-se numa situação da vida real. Contudo, determinados dados foram alterados ou omitidos para assegurar o anonimato do beneficiário do apoio.